O enfermeiro Raí da Silva Peres, especialista em urgência e emergência, participa de evento de ponta das áreas em Fortaleza, CE.
O município de Castanheira esteve representado num evento de ponta na área de urgência e emergência no país, o V Congresso da área no nordeste, que aconteceu nos dias 26 e 27 últimos no Centro de Eventos do Ceara, em Fortaleza.
O enfermeiro Rai da Silva Peres, apaixonado por esta área da saúde, tanto que é especialista, marcou presença numa programação que contou com palestrantes renomados como os doutores Miller Brandão (BA), Bruno de Luna (PE), Eduardo Fernando (SP) e Juliana Freitas, do Estado anfitrião, que lhe fez o convite.
“Tenho sede de conhecimento na área, daí não tinha como recusar este convite”, destaca Raí, também pós-graduado em UTI Geral. Ele atua na linha de frente de atendimento no Pronto Atendimento de Castanheira há um ano e oito meses.
Para os que não conseguem diferenciar as duas áreas, ele explica que as emergências são consideradas aquelas condições que impliquem em sofrimento intenso ou risco eminente de morte, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde a pessoa necessita de assistência médica também imediata.