Boletins continuam a indicar quadro estável da Covid em Castanheira. O vírus, contudo, continua ativo.
Desde o início oficial da Covid-19, em fevereiro, 198 casos foram objeto de averiguação na Secretaria Municipal de Saúde de Castanheira. No confronto dos dois últimos boletins emitidos pelo órgão, mais um caso foi registrado, passando de 89 para 90, havendo o mesmo acréscimo de casos curados, que passaram de 87 para 89.
Em dois outros itens o informe epidemiológico registrou avanço nos últimos dias. Não havia nenhum caso aguardando resultado no boletim de 19/10. No mais recente Boletim, um caso está sob averiguação. Os casos em monitoramento no município eram 04, agora são 06. Mantém-se o número de descartados – 99 – e de óbitos, neste caso dois, de pessoas que já tinham outras comorbidades.
O fato de Castanheira manter-se desde o início entre os municípios de baixo risco no Estado de Mato Grosso tem sido atribuído aos esforços locais de enfrentamento. O município saiu na frente na região noroeste em alguns cuidados. Entre as medidas adotadas, desde o primeiro momento, estão a compra de equipamentos – respirador, balões de oxigênio -, adequação de espaço específico para atendimento a pacientes, no pronto Atendimento, treinamento da equipe, confecção de material, entre outros.
Apesar de medidas de flexibilização nos últimos decretos municipais, a Secretaria Municipal de Saúde continua a alertar a população sobre a importância de se observar alguns cuidados requeridos em protocolo da pandemia, como uso de máscara facial, higienização permanente das mãos, distanciamento entre pessoas e a importância de se evitar aglomerações. Neste caso específico, diante da impossibilidade de fiscalização mais efetiva, espera-se que as pessoas estejam conscientes sobre riscos. Numa frase: “a pandemia ainda está ai!”.