Seguindo orientação do COE MT, escolas de Castanheira devem exigir volta do uso de máscara facial. Nas municipais, medida começa a valer a partir de segunda feira.
A área técnica da Vigilância Epidemiológica do município de Castanheira, através do Diretor do Departamento de Vigilância, Douglas Marques de Carvalho, emitiu oficio circular às escolas de Castanheira das redes municipal, estadual e particular, neste caso Escola Presbiteriana, para que os alunos voltem a usar as máscaras faciais.
A decisão se respalda em Medida Preventiva emitida pelo Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública de Mato Grosso (COE-MT), encaminhada a todos os municípios do Estado.
A Secretaria Municipal de Educação de Castanheira já está encaminhando a orientação aos pais, destacando que o cumprimento deve ser observado a partir da próxima segunda feira, 27. Os outros dois setores devem fazer o mesmo.
Na nota oficial, o COE MT além de solicitar aos diretores dos estabelecimentos de ensino junto com suas equipes de trabalho a conscientizarem os pais ou responsáveis para encaminhar seus filhos para as aulas portando a máscara facial, orientá-los para que procurem as unidades de saúde para vaciná-los.
A medida se faz necessário diante dos índices da COVID 19 terem aumentado nas últimas semanas em todo o país, depois de um período de índices zerados em muitos municípios. Foi o que aconteceu em Castanheira, que depois de altos índices no começo do ano, teve um recuo substancial, conseguindo zerar os casos. Nas últimas semanas, seguindo tendência geral, os números voltaram a subir.