Covid-19: Novo Boletim da Saúde indica estabilidade no município
Pelo método de avaliação das autoridades de saúde, o aumento de um caso, num quadro de estabilidade, pode indicar avanço. Assim, se no último Boletim da Secretaria Municipal de Saúde isto aco
A Secretaria Municipal de Saúde emitiu na tarde desta quarta-feira, 18, mais um Boletim Informativo indicando a realidade da Covid 19 no município. Periodicamente o órgão faz isto, dando para mensurar duas realidades obvias: avanços ou estabilidade.
Nesta quarta, quando os mapas indicam avanço dos índices de contágio no Estado, inserindo Mato Grosso no código vermelho, o Boletim indica situação estável no município, quando se leva em conta o Boletim anterior, emitido no dia 16 e que, por seu turno, representava avanços em três indicadores em relação ao Boletim de 11/11: contágio, casos aguardando resultados e em monitoramento.
Se forem considerados dois dos índices, houve um recuo significativo, pois no dia 11 eram 08 casos aguardando resultado, agora não existe nenhum e 11 em monitoramento, agora são 04. E o índice de casos confirmados manteve-se, permanecendo 99 desde o início da pandemia
Quando se leva em conta o período de 21 de outubro a 18 de novembro, a etapa de maior número de casos confirmados da COVID 19 no município foi daquela data até 26 de outubro, quando os casos confirmados passaram de 90 para 97.
Nos itens “aguardando resultado” e “em monitoramento” o período mais crítico foi entre 11 e 16 de novembro últimos, quando a relação foi de 01 para 08 e de 02 para 11, respectivamente. Uma análise de todos os períodos cobertos pelos boletins informativos, que podem ser encontrados no site da Prefeitura Municipal, indica que a situação em Castanheira sempre foi de estabilidade. Assim, sempre que houve o registro de um caso, isto representou avanço.
Cuidados devem permanecer
Os poucos avanços e a predominância de estabilidade, contudo, não devem levar o castanheirense a baixar a guarda, pois o momento é de apreensão no mundo, com avanços comprovados, estatiscamente, depois de um período de queda dos índices. No Brasil, por exemplo, a média de mortes, diária, voltou a ficar acima de quinhentas.
Pela análise de infectologistas de todo o mundo, uma segunda onda já está em curso em alguns países.
Todos os parâmetros avaliativos da realidade da Covid em Castanheira nos últimos meses podem ser conferidos no Site da Prefeitura Municipal: http://www.castanheira.mt.gov.br/noticia/855/covid19-boletim-de-18-11-2020