Semana com perspectivas sombrias no cenário da COVID 19. Casos avançaram em vários países, inclusive no Brasil, que ultrapassou a marca de 1000 mortos na quinta. Para complicar, nova variante
A semana termina com boas e más notícias em relação ao coronavírus. A boa, é o avanço do início da vacinação em vários países. A má, anunciada na segunda feira, dá conta da descoberta de uma “nova variante” no sul da Inglaterra, que se espalha mais rapidamente da que ainda está em curso.
O anuncio foi feito por cientistas, na última segunda-feira, 15: “Pode ser até 70% mais transmissível do que a variante antiga”, reforçou o primeiro ministro britânico, Boris Johnson. “Temos que agir! ” destacou, dando início a uma série de medias restritivas, algumas equivalentes ao lockdown importo em novembro.
Assim como no Reino Unido e nos Estados Unidos, no Brasil a semana foi de aumento de casos. Na quinta feira, 1054 óbitos foram registrados, segunda maior marca desde o início da pandemia. Muitos atribuem o avanço ao fato dos brasileiros estarem abolindo cada vez mais os cuidados recomendados em protocolo, único meio capaz de frear o avanço enquanto a vacinação não começar, segundo especialistas.