Hanseníase: Dr. Adelmo treina equipe da Saúde em Castanheira
Dia foi de aprendizado para equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Na Câmara Municipal, Dr. Adelmo, ex médico local, treinou equipe de Ana Paula Vargens na área de hanseníase.
Quem esteve em Castanheira neste sábado, 12, a trabalho, foi o Dr. Adelmo Figerno da Silva. Além do aprendizado na área de prevenção e tratamento da hanseníase, onde ele é referência no Estado, aproveitou para matar saudade dos muitos amigos deixados por aqui ao longo dos anos de trabalho na saúde pública do município
A capacitação foi realizada na Câmara Municipal de Castanheira, constando de dois momentos principais. Pela manhã o “ilustre convidado”, como bem definiu a Secretária Municipal de Saúde, Ana Paula Vargens, deu uma aula teórica a todos os profissionais da atenção básica: médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, odontólogos e ACS. No período da tarde aconteceu uma aula prática, com alguns pacientes do município. Na oportunidade três novos casos foram detectados.
Segundo Ana Paula, "a capacitação teve por finalidade enriquecer os conhecimentos da equipe local para dar continuidade no trabalho que tem sido desenvolvido, que inclui avaliações, orientações e tratamento".
Para conter o avanço da doença em Mato Grosso, as pastas municipais têm sido orientadas a capacitar seus profissionais. O Estado já tem um Guia Virtual de Hanseníase, através do programa Tele Saúde, para informações, esclarecimentos e tirar dúvidas destes profissionais.
O que é hanseníase
A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é causada por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae. Ela afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. A lepra pode ser curada com 6 a 12 meses de terapia com vários medicamentos. O tratamento precoce evita deficiência.