O pássaro Urutau, visto de vez em quando em Castanheira, pode ter sido o motivo de assassinato. Mas, não foi por aqui. Foi no ES.
Ninguém nunca associou o canto do Nyctibiiformes da família Nyctibiidae a alguma morte em Castanheira, onde ele de vez em quando aparece. Embora raro ser visto nas áreas urbanas, já foi visto e fotografado em plena Praça 04 de Julho. Na “Matinha da Rezzieri”, como alguns chamam, é comum ouvir seu canto.
Para os que não conhecem o nome científico, estamos falando do Urutau, ave de um canto triste. Na cultura popular, seu canto prenuncia morte (Confira canto abaixo).
Talvez um Urutau tenha sido o pássaro que ocasionou a morte de um empresário capixaba, de 39 anos, em Domingos Martins (ES). Ele teve o corpo carborizado por um “casal amigo”, depois de uma observação.
O fato aconteceu no último dia 16. Numa festa em família, naquele dia, eles teriam ouvido o canto de um pássaro – provavelmente um Urutau. Silvio Trarbach Stein comentou que o canto indicava que alguém morreria naquele dia.
Segundo a Polícia, o casal suspeito achou que a fala da vítima seria uma ameaça. “O homem teria dito: Quando esse pássaro canta, alguém morre. Eu tô achando que um de nós três vai morrer”, segundo o delegado Geraldo Peçanha.
Se sentindo ameaçado, o homem que formava o “casal amigo” deu um mata-leão em Silvio. Após isso, a mulher teria tido a ideia de amarrar os pés da vítima e atear fogo nele e na casa.