Consumo aumenta o risco de várias doenças, incluindo o câncer.
Alerta está sendo dado por autoridades do Ministério da Saúde sobre um problema grave dos dias atuais: o que se usa e o quanto se usa de agrotóxicos no país.
Análises indicam que 28 municípios brasileiros estão com água contaminada. Eles estão em Goiás, Minas, São Paulo, Tocantins e Mato Grosso.
Testes de qualidade encontraram agrotóxicos na rede de abastecimento em níveis acima do limite considerado seguro, o que representa um sério risco à saúde, segundo especialistas, principalmente se a contaminação for contínua.
O consumo de água com altas concentrações de agrotóxicos aumenta os riscos de doenças crônicas como o câncer e distúrbios hormonais, problemas no sistema nervoso, nos rins e no fígado.
De acordo com os dados publicados no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, Sisagua, a cidade com mais registros de água contaminada no ano passado foi Aruanã (GO). São 17 testes ao todo, incluindo para endrin e aldrin.
A 314 km de Goiânia e às margens do rio Araguaia, Aruanã fica em uma região destacada pela produção de soja, feijão, milho e arroz - culturas com elevado uso de agrotóxicos, segundo estudo da Universidade Federal de Mato Grosso.
Duas cidades de Mato Grosso aparecem entre as que tem maiores índices de contágio por agrotóxico: Marcelândia e Matupá.