Saber que o céu domina causa arrepios em uns e consolo em outros.
Esta frase encontra-se registrada em Dn 4.26. Ela foi escrita para relatar a derrocada do grande Imperador Nabucodonozor, que por causa de sua arrogância e vaidade, foi destronado de seu trono depois de um surto psicótico, que o obrigou a se afastar dos seres humanos. Ele foi colocado numa área cercada, distanciado de todos, e sua loucura foi tão grande que ele começou a “comer ervas como os bois, o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que cresceram os cabelos como as penas das águias, e suas unhas, como as das aves” (Dn 4.33). Ele se bestializou.
Saber que o céu domina causa arrepio em alguns, e grande consolo em outros. Se temos uma relação de suspeita e desconfiança com o caráter de Deus, certamente teremos medo. Afinal, o que Deus pode fazer? O que ele quer fazer? A Bíblia diz que Deus tem pensamentos de bem e não de mal para seu povo (Jr 29.11) e que sua vontade é “boa, perfeita e agradável” (Rm 12.2). Mas, será que realmente confiamos que os planos de Deus serão sempre bons para nós, ou temos medo do que ele pode fazer?
Para aqueles que confiam esperam e descansam no caráter de Deus, nenhuma notícia poderia ser tão maravilhosa. Afinal, não estamos nas mãos dos homens, que agem por cobiça, inveja e maldade, mas nas mãos de um Deus soberano. Nem estamos subordinados à lei do acaso e das circunstâncias aleatórias. Temos um Deus que governa sobre todos os eventos. Ele cuida de nós, e por ser o “bom pastor”, nada nos faltará.
Como você reage quando pensa que Deus governa todos os eventos e todas situações? Como você se sente nas mãos de Deus? Amedrontado e inseguro ou tranquilo e sereno? O que vai determinar sua reação é a compreensão de quem Deus é.
Rev Samuel Vieira