Residindo há 33 anos em Castanheira, eleita vereadora no último 15 de novembro, Marisa Jardini é mais uma filha do Paraná a adotar Castanheira como um lugar de oportunidades.
Andar pelos caminhos que levam à história de Marisa Aparecida Jardini, 47, uma das duas mulheres eleitas para o legislativo castanheirense em 15 de novembro (a outra é Marli Dias), é passar por um período, a mais de três décadas, de grande êxodo de paranaenses para a região noroeste de Mato Grosso.
Marisa lembra com saudade de sua infância em Santa Bárbara, pequena comunidade do município de Guaraniaçu, naquele Estado sulino. “O coração aperta, quando recordo daquele lugar, onde, com meus pais, Luiz Jardini e Terezinha Jardini, e meus irmãos, participava das atividades religiosas da comunidade católica e das lidas no campo, tirando leite”.
Ainda jovem chegou a Castanheira. Foi há 33 anos. Na terra que se formou a partir do ciclo da madeira, formou uma família composta das filhas Maiara e Viviane, que residem no município, e Janielly, residindo em Vilhena, Rondônia. Com elas vieram os netos. Mais recentemente, há 10 anos, o destino colocou em sua vida outro paranaense, o Emerson de Almeida Bueno, nascido em Tupanci, mas que seguiu, com seus pais, a mesma trilha da busca de novas oportunidades.
Marisa entra para ocupar um espaço que outras três mulheres estão deixando, tendo em comum com as mesmas (Amaziles, Lurdinha e Simone) uma história de lutas. Na Saúde do município são 21 anos de atuação. Na busca por aperfeiçoamento profissional, habilitou-se em Enfermagem, como técnica, e Serviço social, com bacharelado.
De Castanheira, como todos os “chegantes”, fala com carinho de sua gente hospitaleira e faz a leitura de que embora seja uma cidade pequena, tem grande potencial de crescimento. Desta perspectiva, nasceu o desejo de candidatar-se a vereadora, pois concebe a política como um instrumento de serviço para o bem comum.
Ao ser indagada sobre o seu projeto pessoal de trabalho no legislativo, destaca que está pronta a servir no que puder por todas as prioridades do município, mas quer empenhar-se pela saúde. “Desejo trabalhar em equipe com os profissionais da saúde, me colocando à disposição dos mesmos para encaminhamento das reivindicações que visem melhorias nesta área tão importante para a vida da gente”.