Esgotados todos os prazos estabelecidos pelo TSE para o período de pré campanha, sendo o último para entrega do registro de atas das convenções, até a meia noite desta quinta-feira, 18, apena
Confirmado! Pela primeira vez na história Castanheira terá candidato único nas eleições para prefeito do próximo dia 15 de novembro. Em convenção realizada no último dia 02, na Escola Municipal Castanheira, PT, MDB, PSB e PSD, formando a coligação “Castanheira não pode parar” para a majoritária, decidiram pelos nomes de Jr. Rios, o Juninho, e Jandir Scheffler, como candidatos a prefeito e vice, respectivamente.
Três partidos não tinham se manifestado sobre o assunto, nem sobre eventuais convenções: PL, PP e PSC. Ata deste último, contudo, datada de 15 de setembro, informando a realização de convenção, no plenário da Câmara Municipal de Castanheira já apontava na direção de candidato único, pois cogitava-se que o PSC poderia lançar candidatura própria para o executivo. Por aclamação, o Partido Socialista Cristão decidiu concorrer apenas ao pleito do legislativo e com um único candidato: o atual vereador Nildomar Gusmão de Souza. PL e PP não realizaram convenções.
Para a eleição proporcional (vereador), de acordo com dados do dia das convenções, o MDB é o partido com mais candidatos, 13. Em seguida vem PSB, com 12; PT, com 07; PSD, com 06 e, agora, o PSC, com 01. A partir deste pleito, pelas novas regras eleitorais, as coligações só podem ser feitas para as eleições majoritárias, ou seja, para o executivo. Para o legislativo, a disputa é dentro de cada partido.
Não é incomum
Candidaturas únicas são comuns em todos os pleitos, país afora. Nas eleições de 2012, por exemplo, elas ocorreram em 106 municípios. Nas eleições de 2016, em 97 municípios. Já como candidato único Juninho destaca que fará uma campanha propositiva. "Queremos dar sequencia ao trabalho iniciado pela prefeita Mabel", destaca.