Dois institutos de pesquisa publicaram recentes levantamentos em relação aos postulantes à Câmara Federal de Mato Grosso, indicando resultados diferentes, especialmente na ordem das preferencias indicadas, mas com coincidência em alguns nomes nos primeiros lugares.
Segundo o Instituto Ideia, em levantamento efetuado entre os dias 11 e 16 de setembro, o candidato a reeleição José Medeiros, do PL, lidera a corrida no Estado, com percentual de 2% de votos.
Na sequência, 14 candidatos aparecem em segundo lugar nas intenções de votos, com 1%: Irajá Lacerda (PSD), Abilio Brunini (PL), Juarez Costa (MDB), Rosa Neide (PT), Acácio Ambrosini (Republicanos), Emanuelzinho Pinheiro (MDB), Coronel Assis (UB), Dr Leonardo (Republicanos), Ulysses Moraes (PTB), Fábio Garcia (UB), Túlio Fontes (PSB), Dona Neuma (PSB), Flavinha (MDB) e Nelson Barbudo (PL).
O levantamento, com abordagem espontânea e sob registro MT-09474/2022 e BR 07954/2022 na Justiça Eleitoral, indica uma nota de esperança para todos os concorrentes, pois 51% dos mato-grossenses ainda não decidiram em quem votar e 17% assinalaram que vão anular o voto.
Os dois parâmetros acima desafiam os postulantes a manterem firmes suas estratégias de busca de voto, como tem acontecido com a representante de Castanheira, Mabel Almici, que tem feito um intenso trabalho no corpo na região noroeste e além dela.
Uma outra pesquisa, a da Percent Brasil, sob registro MT 01749/2022 e BR 07048/2022 na Justiça Eleitoral, realizou 1.200 entrevistas entre os dias 17 e 19 de setembro em todas as cinco regiões do Estado, colocando na liderança para a Câmara Federal em Mato Grosso o candidato a reeleição Emanuelzinho Pinheiro Neto (MDB), com 4.7% das intenções de votos.
Neste levantamento, o suplente de senador Fábio Garcia, o Fabinho, do União Brasil, aparece em segundo lugar, com 3.5%, seguido de Nelson Barbudo (PL), 3.3%, Rosa Neide (PT), 2.5%, Abilio Junior, ex vereador de Cuiabá, com 2.5%, Juarez Costa (MDB), Carlos Bezerra, 2.1% e coronel Assis, 2%. Foram lembrados Irajá Lacerda, Aécio Rodrigues, Dona Neuma, Ulysses Moraes, José Medeiros, Dr. Leonardo, Felipe Wellaton Sargento Joelson, Valtenir Pereira e Marchiane.