Em sua última live, candidato presidente reiterou que acredita vencer no primeiro turno, com margem superior a 60%.
Na última live antes das eleições deste domingo, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição, disse que é impossível "ver outra coisa a não ser as eleições serem decididas amanhã e com uma margem superior a 60%". As pesquisas de intenção de votos, incluindo a Datafolha e Ipec divulgadas no sábado, apontam para possível vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro turno.
"A gente não consegue ver outra coisa a não ser as eleições serem decididas amanhã e com uma margem superior a 60% [de votos nele]. Eu tô sendo até, com todo respeito né, todo candidato diz que já ganhou, já levou, eu nunca fiz nada puxando a brasa para minha sardinha, é a minha visão também, já participei de muitas eleições pelo Brasil", afirmou.
No fim da live, Bolsonaro disse que o resultado eleitoral "não pode ser diferente" de sua vitória. "A gente vê nas ruas, a gente vê nas mídias sociais, vê nas enquetes, enquete até em blog de esquerda dá o nosso nome, dá disparado”.
Pesquisa Ipec realizada com entrevistas pessoais, contratada pela TV Globo e divulgada neste sábado, aponta que Lula está com 51% das intenções de votos válidos e tem possibilidade de vitória em primeiro turno. Bolsonaro aparece em segundo, com 37% dos votos válidos.
Já o Datafolha divulgado também no sábado mostra que o cenário está em estabilidade, quando comparado à pesquisa anterior, de 29 de setembro. O ex-presidente segue liderando com 50% das intenções de votos válidos. O chefe do Executivo manteve 36%.
Votos válidos são os com exclusão de brancos, nulos e indecisos. No caso de Lula, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e sua própria pontuação, há possibilidade de vitória em primeiro turno. Segundo a Lei das Eleições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para o candidato ganhar o pleito sem necessidade de segundo turno ele precisa de 50% dos votos válidos mais 1.
Com Uol