Pela primeira vez Castanheira tem nomes em disputa em duas esferas.
Há poucas horas do inicio da votação em Castanheira – que vai das 7 às 16 horas deste domingo, 02 – o pleito eleitoral de 2022 para as esferas federal (Câmara, Senado e presidência) estadual (assembleia legislativa e governo do Estado) e distrital (legislativo do DF), será histórico para Castanheira.
Pela primeira vez em sua história o pequeno município do noroeste de Mato Grosso, com 5.724 eleitores, terá dois nomes na disputa. Mabel de Fátima Melanezi Almici, ex prefeita em duas gestões, disputa uma vaga na Câmara Federal, pelo PSD, partido ao qual se filiou há pouco tempo, e Adriana Enfermeira, para a Assembleia Legislativa, pelo PSB.
A expectativa é de que a ex prefeita Mabel consolide seu nome no cenário das disputas eleitorais da região noroeste, que tem Juína, onde hoje reside, como município polo. “Ela já é bastante conhecida em vários municípios pelo excelente trabalho realizado como prefeita em Castanheira”, observa um eleitor, atento aos movimentos do tabuleiro político.
E se a palavra movimento tem forte significado nas disputas eleitorais, Mabel, que tem carisma nato, usou desta estratégia de forma intensa ao longo da campanha, fazendo-se presente em vários cenários, inclusive além dos limites da região noroeste, dialogando com vários segmentos.
Como em eleição o espírito coletivo em torno de candidatos que representem interesses locais ou regionais é relativo, pois muitos eleitores têm predileções específicas, com base em afinidades, interesses pessoais e tradições partidárias, muitos entendem que outros candidatos à Câmara Federal terão votos no reduto de Mabel. Alguns estiveram em Castanheira, fizeram reuniões e receberam promessa de adesão.
Mas, o mesmo pode acontecer em relação a Mabel em outros redutos, ancorada na repercussão positiva de seu trabalho em duas gestões municipais, que chegou a projetar seu nome no rol dos melhores administradores do país.
Quanto a Adriana é uma referência para os que buscam um nome afinado com as realidades locais e da região. Se coloca como uma opção no legislativo e certamente avalia o resultado que pode obter com vistas a desafios futuros, inclusive no legislativo castanheirense, para o qual já concorreu na última eleição. Hoje é suplente.