Foto: Canva
O dia 23 de janeiro tem referência histórica importante quando o corona vírus é colocado em pauta. Foi neste dia, em 2020, na cidade der Wuhan, na China, que aconteceu o primeiro lockdown, devido ao surto da Covid 19.
Um lockdown durante a pandemia foi uma medida adotada pelos governos ou autoridades, para restringir a circulação de pessoas e limitar atividades comerciais e sociais em uma determinada área. A medida, que seria adotada em vários países, inclusive no Brasil, foi alvo de grande discussão, diante da resistência de alguns.
A cidade chinesa é lembrada como referencia inicial da doença, que matou milhões de pessoas no mundo. Na época, os primeiros casos foram ligados a um mercado de frutos do mar e animais selvagens vivos na região e as primeiras informações sobre origens giravam em torno de uma eventual transmissão de animais para seres humanos, possivelmente de morcegos para um animal intermediário, e depois para as pessoas.
No início, muitos casos foram ligados ao mercado, mas depois se espalharam rapidamente para outras partes da China e, posteriormente, para outros países ao redor do mundo através das viagens internacionais. O surto inicial do vírus atraiu a atenção mundial quando o número de casos e mortes começou a aumentar significativamente.
Desde então, o coronavírus se tornou uma pandemia global, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Em Castanheira foram mais de 40 óbitos.
As medidas de contenção, como o distanciamento social, uso de máscaras faciais e a busca pela vacinação em massa, têm sido implementadas em diferentes países para controlar a disseminação do vírus e reduzir os impactos na saúde pública e na economia. No entanto, a pandemia continua em curso e a situação continua a evoluir.