Quem deseja o sucesso de alguma coisa, move-se no espírito “geraldo-vandreano” de fazer a hora, não esperando acontecer. Adotando o slogan “alimentando o progresso de nossa região”, o empresário e pecuarista Leonir Chaves, o “Léo do Posto”, proprietário do Laticínios Princesa Alessandra, e o chefe de gabinete da prefeitura municipal, Junior Rios, também ligado ao segmento da pecuária, tomaram a iniciativa de levar um grupo de pequenos produtores de Castanheira, no noroeste de Mato Grosso, para conhecer uma das referências de sucesso do experiente empresário do agronegócio Getúlio Vilela de Figueiredo, em Juara, também no Mato Grosso.
“Seo” Getúlio tem reconhecimento nacional pelo trabalho que desenvolve em prol da pecuária leiteira, liderando a Agropecuária Cinco Estrelas, que conta com grandes fazendas na região Centro-Oeste e também na prestigiada e premiada fazenda Rio Dourado, situada em Minas Gerais, a maior bacia leiteira do país. Entre outras referências, basta citar que o domínio na criação das raças Gir Leiteiro e Girolando fazem da Cinco Estrelas uma das maiores referências entre os produtores no Brasil.
O objetivo da caravana que deslocou-se a Juara, na Fazenda Rio Pec, foi participar de um dia de aprendizagem nas áreas de doma de novilhas, alimentação e manejo de gado leiteiro. Ali ouviram do próprio empresário, que recebeu o grupo de forma amigável, simpática e hospitaleira, sobre os projetos desenvolvidos nas propriedades de Juara – onde tem, também, a Fazenda Itatiaia -, Cuiabá e Minas. Obviamente, todos ficaram impressionados com o que viram, como destaca texto do site institutional da Prefeitura Municipal de Castanheira, que apoiou a iniciativa.
Como o município já vive o clima do torneio leiteiro, edição de 2019, e alguns dos participantes já fizeram suas inscrições, espera-se que alguma coisa do aprendizado já seja colocada em prática, afinal, como diz um ditado a dinâmica dos que fazem a hora e não esperam acontecer é "vivendo e aprendendo”!.