Documento essencial para preservar a memória coletiva das comunidades rurais de Castanheira.
As experiências e a organização das comunidades rurais de Castanheira estão no centro do documentário “Raízes de Castanheira: A Vida nos Núcleos Rurais”, que apresenta um recorte histórico e social do Vale do Seringal e do núcleo Novo Horizonte. Localizado no noroeste de Mato Grosso, o município tem sua formação rural marcada por diferentes contextos, reunidos na narrativa audiovisual.
O Vale do Seringal é formado por quatro assentamentos e abriga dois dos principais núcleos populacionais da região, Nova Conquista e Lambarí, que ganham destaque ao lado do Novo Horizonte ao longo da produção. O projeto tem textos, edição e produção de Vivaldo S. Melo e imagens principais de Ailton Arvani.
Após pré-lançamento realizado no dia 9, na IPC de Castanheira, o documentário passa, agora, a ser exibido ao público na plataforma YouTube. Em pouco mais de 15 minutos, a obra reúne relatos de moradores e lideranças que participaram da consolidação das comunidades, especialmente no período em que o município era administrado por Dr. Jorge Luiz Arcos.
Selecionado em edital da Lei Aldir Blanc, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Lazer e Esporte, o documentário se afirma como um registro essencial para preservar a memória coletiva e reconhecer a contribuição das populações rurais na construção da história de Castanheira.