Há 10 anos teria início uma fase histórica de obras de infraestrutura em Castanheira.
Um projeto ininterrupto de obras de infraestrutura na zona rural, que tem resultado na construção, anual, nos últimos anos, de 40 a 50 edificações de pontes e bueiros de concreto, completa 10 anos de origem neste ano de 2024.
A revista Innovare News, na edição nº 12, de agosto de 2017, registrou matéria sob o título “Pontes que não caem”, com uma frase que, à época, um ou outro ainda poderia questionar: “Castanheira começa a ter sua paisagem rural mudada”.
O texto se referia a construção das primeiras pontes de concreto no município, item de lento avanço em tempos anteriores. A gestão municipal estava sob as mãos de Mabel de Fátima Milanezi Almici, que tinha a seu lado um chefe de gabinete de peso, o hoje prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, articulador de muitas ideias que resultariam em avanços significativos para o município.
Voltando no tempo, em 2013 o Ministério da Integração Nacional liberou R$ 5.2 milhões para resolver o problema da precariedade de três pontes em Castanheira, duas sobre o Rio Vermelho, no Vale do Seringal e uma sobre o Rio 07 de Setembro, sentido Fontanillas.
No ano seguinte, 2012, o projeto teria início, com a ponte sobre o Rio Vermelho, nas imediações do II Assentamento, então sustentada por cabos de aço, realidade que gerava angústia e insegurança para os moradores do Vale do Seringal.
Na sequência, uma segunda foi construída, nas imediações do Totinha, no vão deixado por uma velha edificação de madeira, levada por uma enchente. E, finalmente, outra sobre o Rio 7, onde na estação da chuva, muitas vezes, moradores ficavam impossibilitados de transitar nas direções da hoje Linha Capixaba, São Sebastião, São Roque e Fontanillas e vice versa.
E vieram dezenas de outras, sob o respaldo de mais recursos oriundos de um decreto de estado de emergência, contrapartidas e recursos próprios do município. Entre 2022 e 2023, por exemplo, a média foi de 50/ano.
Páginas viradas ou ainda lembradas quando a equipe de novas construções, regida pelo vice prefeito Jandir Scheffler, voluntário nas várias frentes de serviços da Secretaria do Mineirinho, respaldados pelo entusiasta e idealizador do projeto, prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior.