Evento, que teve primeira edição em 2019 visa reunir descentes do saudoso Manoel Pereira Vargens.
Uma das famílias mais numerosas e tradicionais de Castanheira se reuniu no último sábado, 20, no Ginásio Genes Rios, da Escola Presbiteriana, para o 3º Encontro (o primeiro foi em 2019). Trata-se dos Vargens que tem origem no patriarca Manoel Pereira Vargens.
Segundo relataram ao Castanheira News, foram momentos de brincadeiras, trocas de experiências e um delicioso jantar, para celebrar a unidade mantida por 13 irmãos, 11 dos quais residindo em Castanheira. Os outros dois moram no Pará.
Como em toda reunião familiar mesas vazias lembram aqueles que partiram, entre as ausências sentidas o filho Henrique Pereira, o genro Arrival e o neto Jadiel. Dos filhos de Manoel, três já são falecidos. Como a vida segue, a nova geração, formada pelos netos e bisnetos, marcou presença, formando um contingente aproximado de 100 Vargens originários do pecuarista de Montanha, ES, que em 1979 deslocou-se para Mato Grosso, inicialmente Tangará, estabelecendo-se, em definitivo, em Castanheira, sete anos depois.
“A intenção do encontro anual é homenagear os tios, filhos do vô Manoel” destaca Camila, neta, fisioterapeuta, casada com Wagner Fernando, mãe de Bernardo e na expectativa nos próximos meses de aumentar a prole “vargeana”, com a chegada aguardada de Betina.
Manoel Vargens, falecido em 13 de outubro de 2011, teve o cuidado de deixar todos os filhos bem amparados. Os residentes em Castanheira, por exemplo, são ativos produtores rurais, contribuindo com o desenvolvimento do município no mais forte pilar de sua economia. Do Encontro a avaliação geral se traduz em uma frase: “Foi muito bom”. Todos já começam a viver a expectativa do próximo.