Era uma vez uma garota que amava cantar...
Quando Justin Bieber interpretou “Where are you now”, uma versão acústica de “Cold Water e Loveyourself”, no seu show da turnê “Purpose”, na Praça da Apateose, no centro do Rio, na noite de 29 de março de 2017, uma das fãs mais animadas era de Castanheira. Lá estava, exultante, Julia Quintino, ao lado da amiga Maria Eduarda Peres.
“Ela era apaixonada por música, cantar, especialmente as interpretações do famoso cantor canadense”, lembra a amiga Beatriz Taina Monteiro Melo, hoje residindo em Dourados, Mato Grosso do Sul, onde cursa Medicina Veterinária na Unigran. Bia, como é chamada, conviveu com Júlia e caminharam juntas na Escola Estadual Maria Quitéria, integrando o Terceirão de 2020.
Como ela, os colegas de classe lembram com saudade do início daquele ano. Era o final de um ciclo. E começaram a jornada cheios de planos em relação a uma formatura, que não aconteceria, por conta da explosão da Covid 19 mundo afora. Enquanto ainda puderam conviver, pois as aulas presenciais seriam suspensas, entre os assuntos do dia a dia estavam os planos de futuro. Um de Júlia era formar-se em Direito e ser juíza. Depois, pensou em Medicina, chegando a fazer Vestibular.
Como Vitória Ferreira se expressa ao falar da amiga, com a qual viveu “colada até a adolescência”, a inesperada morte da radiante menina não sinaliza com o final de uma relação. O “juntos para sempre”, registrado entre as centenas de homenagens, “algo raramente visto”, conforme destaca Cleiton Augusto, é uma forma de atenuar a dor diante da expectativa frustrada de conviverem uma vida inteira.
Num dia de angustiante espera, o 05 de outubro de 2023, como poucos na história de Castanheira registra um recorde de menções nas redes sociais. Alguém lembra os termos de “love in the afternoon”, da Legião Urbana: “É tão estranho, os bons morrem jovens / assim parece ser quando me lembro de você / que acabou indo embora, cedo demais”. E se Júlia amava música, quando esta sexta-feira, 06, chegar, ficará a certeza de que “é cedo ou tarde demais pra dizer adeus!”, como nos lembra os Titãs. Que cada um entenda!
Terceirão
Além de Bia e Vitória, estiveram na turma de 2020 do Maria Quitéria Wellinton Tomazi, Manoela Dacol, Eduardo Mota, Patricia Freitas, Sthefani Rodrigues, Vitor Mateus, Jéssica, Marcos Paulo, Eduarda Gouveia, Dagoberto Júnior, Roberto Ramos, Higor Henrique, Jhonatan Freitas, Mayan Guilherme, Giselle, Gabriele Moreira e Gustavo Batista.