Uma das mais conhecidas Igrejas Evangélicas de Castanheira, a IPR, completa 20 anos de história neste final de semana.
A Igreja Presbiteriana Renovada, em seu núcleo de Castanheira, está em festa neste final de semana. São 20 anos de história.
Para celebrar a data a liderança local, sob a regência do dinâmico pastor Caubi Gonçalves de Araújo, resolveu convidar para ministrar a Palavra de Deus, conforme expressão comum no universo evangélico para se referir a Mensagem, aquele que está no capítulo dos inícios, o pastor Aércio Neves Machado, hoje no pastoreio da denominação em Colniza.
Voltando no tempo, vamos encontrar a residência do Dr. Fadel Zogaib como referência inicial dos trabalhos da IPR em Castanheira, o que lembra o início da própria história do cristianismo, conforme narrativa de Atos, quando a Igreja (no sentido de pessoas) se reunia nas casas, em razão, principalmente, da perseguição imposta aos adeptos da nova fé que estava causando convulsão no império romano.
Em 03 de janeiro de 2004, num segundo momento, chega a Castanheira aquele que seria o primeiro pastor local, exatamente Aércio Neves de Matos. Depois dele, entre 2014 e 2019, a liderança foi exercida por Joel dos Passos Oliveira.
Segundo o pastor Caubi, em Castanheira desde 2020, a programação alusiva a duas décadas de presença no município inclui a participação de convidados de Juina e outras regiões e uma programação com apresentações coreográficas, com o Ministério Asafe, jantar na noite deste sábado, café da manhã especial, às 08 horas do domingo e exibição de um vídeo documentário, sobre a história desta caminhada de fé.
Serão três momentos de edificação, com ministrações de Aércio Neves Machado, muito querido na comunidade local, sendo o primeiro na noite deste sábado, às 19h30, no Manhã com Deus, às 09 horas de domingo e a noite, às 19h30, no encerramento, que terá, ainda, a partilha de um bolo, afinal é aniversário.