Nova etapa do programa de regularização fundiária de Castanheira contemplou 200 moradores.
A prefeitura de Castanheira entregou mais 200 títulos de propriedade em nova etapa do programa de regularização fundiária iniciado em 2021. O evento foi realizado na noite desta sexta-feira, 06, na Praça 04 de Julho.
A maior parte dos beneficiados desta etapa foram moradores do Bairro Noga, que a exemplo de outros da cidade, foi contemplado nos últimos anos com diversas obras de infraestrutura, incluindo pavimentação asfáltica nas ruas que não tinham o benefício.
Até o momento, o programa da Prefeitura de Castanheira já regularizou cerca de 500 imóveis urbanos e a meta é atingir 1000 até o final do ano, através de três frentes, sendo uma “com as forças do próprio município”, como frisou o prefeito Jakson de Oliveira Rios Junior, o Juninho, outra através de um termo de cooperação com o Intermat e uma terceira com o MT Par através do Consórcio de Municípios do Vale do Juruena.
“Não vamos sossegar até atender 100% dos moradores”, disse o prefeito Juninho, que agradeceu a parceria permanente, em todas as áreas, do governador Mauro Mendes.
Representando o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Erivelton Vieira Nunes reforçou o compromisso
da parceria em atingir a meta de 100% de regularização, citou a complexidade do processo, o empenho do governador e do chefe da Casa Civil, Fábio Garcia e lembrou o “custo zero” para os beneficiados.
Manifestações
Entre os beneficiados, a vereadora Mariza Jardini, presidente da Câmara, representada por vários parceiros no ato, brincou com os presentes ao dizer que com este título “podemos ir ao banco, se endividar também, mas arrumar coisas como melhorar a casa, fazer calçada etc.” O empresário Tota disse estar recebendo seu título com muito prazer, depois de esperar por muito tempo.
Para Valerio Horodenski Lopes a iniciativa de regularizar as áreas urbanas foi excelente. “Esperamos por isto mais de 20, 30 anos, ninguém conseguiu, mas ele conseguiu”, disse, referindo-se aos esforços do prefeito Juninho. Fizeram coro os demais beneficiados, entre eles José Vieira do Nascimento, do Noga II, e Silvia Cristina Terra Negrão, também da região do Noga.
Importância
A regularização de lotes urbanos é um processo essencial para garantir a organização, o desenvolvimento sustentável e a justiça social em áreas urbanas. Entre os benefícios da medida estão a segurança jurídica, a valorização imobiliária, inclusão social e redução de conflitos.