Considerando a abrângencia da Copa Norte, participação castanheirense foi brilhante.
Aconteceu no último domingo, 16, no Ginásio Domingão, em Sorriso, a 20ª edição da Copa Norte de Jiu-Jitsu, com participação de lutadores de 14 municípios de Mato Grosso. Castanheira se fez presente e trouxe bons resultados para o município.
O tatame contou com disputas individuais e por equipes do mirim ao adulto, tendo como premiação cinco cinturões e valores em dinheiro. Cerca de 200 atletas se inscreveram.
“O menino tá famoso”, disse o responsável pela delegação castanheirense, professor Walison, o Guatá, referindo-se a um dos medalhistas de ouro, o garotinho Davi Luiz, 12, medalha de ouro na categoria infantil. Davi é filho do prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior e da professora Carla e conseguiu a proeza de vencer seu oponente com 26 segundos de luta.
Segundo Guatá, os medalhistas de Castanheira, além de Davi, foram, ele próprio, Guatá, 43, ouro na categoria Master 2; Werndeson Gabriel, 15, ouro na categoria juvenil; Gabriel de Lima, 17, prata na categoria Juvenil 1; Maria Eduarda, 08, bronze na Categoria Mirim e Maria Luiza, 15, bronze na categoria juvenil.
O organizador do evento, Pedro Jarutas, destaca a relevância da modalidade, definida como uma arte marcial, que oferece benefícios como disciplina, respeito, superação pessoal, entre outros, e que o evento foi uma oportunidade para promover a integração entre atletas e reforçar esses valores.
Para Walison (Guatá) a participação de Castanheira é significativa quando se avalia o número de participantes, em torno de 200 participantes, alguns deles oriundos de cidades polos e estratégicas de Mato Grosso, como a capital, Sinop, Lucas do Rio Verde e a própria hospedeira, Sorriso.