Comandados de Guatá conquistam mais quatro medalhas de Ouro.
Qual o esporte que mais tem projetado o nome de Castanheira além de seus limites nos últimos tempos? Se você acha que é o Jiu Jitsu, acertou. Os atletas locais, comandados pelo instrutor Guatá, acabam de participar de mais uma jornada vitoriosa. Desta feita foi em Sapezal, onde aconteceu o III Campeonato Matogrossense.
Entre os muitos pódios de castanheirenses, que contribuem para que o município seja o 8º melhor no Estado, quatro foram no lugar mais alto. Voltaram com Ouro Davi Luiz Rios, na categoria Infantil 1, Maria Eduarda Lopes de Souza, na categoria mirim, Daniel Tabuada, categoria infanto juvenil e Maria Luiza, na categoria juvenil A.
Entre os destaques, a conquista de Daniel, filho do desportista David, por ser sua primeira conquista e a repetição da frase abençoada “mais uma vez” nas participações de Davi Luiz e Maria Eduada. Brilharam também Denilson Kennedy da Silva Dias, prata categoria infanto juvenil, Gabriel Lima (Pica Pau), bronze na categoria juvenil B e Mateus Rios, prata na categoria juvenil A.
“É gratificante demais para mim, não há dinheiro que pague, ver a evolução da moçada dentro de um ano e meio”, diz Guatá referindo-se aos que conseguiram as conquistas, destacando os benefícios que o esporte traz para todos, como a melhoria do condicionamento psicológico, a capacitação mental, a saúde, enfim. “Estou feliz demais por isto”, conclui.
Universal
Hoje, o Jiu Jitsu é praticado em todo o mundo, tanto em sua forma tradicional japonesa quanto em sua variante brasileira. Foi desenvolvido ao longo dos séculos como um método de combate corpo a corpo, a partir dos embates entre samurais e outros guerreiros, especialmente quanto estivessem desarmados.
A Academia Equipe Carcará, onde o esporte é praticado, fica na Av. Gilio Rezzieri, ao lado da Igreja Presbiteriana Renovada. O local é referência, também, do Muay Thai, arte marcial de tradição tailandesa, e a capoeira, produto 100% nacional.