Jovem arquiteta de Castanheira se diz admirada com o "boom" imobiliário na cidade e conta um pouco de sua história.
Mais de 40 projetos em pouco tempo de caminhada. Esta é a marca de uma castanheirense cuja história é uma ótima referência para os jovens que precisam de motivação para seguir em frente nos estudos e enfrentar o competitivo mercado de trabalho.
Estamos falando de Nayara Santos da Silva Borges, arquiteta e urbanista, uma entre oito irmãos, filha de Dona Hildete e Seo Florisvaldo, conhecido como baiano da cabeça branca. Mais credenciais? É a jovem esposa do queridíssimo Wesley dos Anjos, conhecido pelas incursões fotográficas dos movimentos da cidade.
Nayara teve um capítulo que já se impõe como uma barreira na trajetória de muitos. Ainda menina, quando tinha 6 anos, perdeu a mãe. Mas, a ausência foi suprida pelo carinho da irmã Ana Claudia que, com o esposo, o Canhoto, abraçaram suas causas e o sonho de fazer a Faculdade, realizado na UNIC, em Sinop.
Hoje quem transita pelas ruas de Castanheira, que experimenta um boom de expansão imobiliária, já percebe as marcas de uma grande profissional. De sua produção, destaca o primeiro projeto – aquele que um profissional nunca esquece – que foi a residência de sua amiga Edna, funcionária da Câmara Municipal, que tinha perdido sua referência inicial, num incêndio, em 2020.
Mais recentemente lembra de um sobrado, na Avenida dos Trabalhadores, pois o cliente queria algo diferente, com curvas. “O resultado final foi incrível!”, diz sobre a obra, em adiantada fase de construção e destaque arquitetônico na via pública. Sobre a arquitetura, fala com entusiasmo: “É lindo, é realizar o sonho de pessoas!”.
Nayara se diz surpresa com a quantidade de pessoas construindo ultimamente em Castanheira, o que é muito bom para a solidificação de seu projeto de vida. “A cada projeto que entrego eu sinto uma emoção muito grande”, observa.
Embora tenha vivido um tempo em Sinop, que se destaca nacionalmente pela força do agro, algo que atrai os que procuram fixar-se num local, ressalta que voltar a terra de suas raízes foi uma das coisas boas de sua vida. De Castanheira é só elogios, referenciando especialmente o acolhimento e a tranquilidade em seu cotidiano.
De gostos simples, como comer um bom frango caipira, tem o coração pulsante por viagens, especialmente de motocicleta. Nisto está em casa, pois também é paixão do esposo, Wesley. Aliás, é desta relação, marcada por capítulos do mais puro romantismo, que realizou outro sonho, de grande repercussão entre seus conterrâneos: o casamento, na praia, em Arraial D”Ajuda, Bahia, terra de seus ancestrais.
Da menina simples, que cresceu brincando nas ruas ainda poeirentas de Castanheira, para uma profissional altamente qualificada, a vida de Nayara roteiriza uma história que ilustra os resultados que colhem aqueles que focam em bons objetivos e lutam por eles. Dela vem um conselho para as gerações jovens: “Se você acredita, invista!”. É por aí.