Pouco depois de abrir seu negócio, na Avenida dos Trabalhadores, chegou a pandemia. Fábio Carmago perseverou, sendo um bom exemplo de êxito entre os pequenos empreendedores de Castanheira.
“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. A antiga expressão cabe muito bem na decisão de Lucas Camargo, 18, de seguir os passos do tio, Fábio Camargo, de ser cabelereiro ou “barbeiro” como alguns preferem dizer. “Eu limpava o salão para ele todos os dias, gostava de vê-lo cortando cabelo, quando ele foi embora resolvi aprender a profissão”, diz.
Com salão estabelecido na Av. dos Trabalhadores, hoje ele abre um sorriso de alegria quando fala do Lukinha Barber Shop, sua pequena empresa, aberta há um ano, que tem se mantido mesmo com os tempos difíceis na economia desde o início da pandemia da Covid 19, a partir de março de 2020.
O contentamento se justifica, pois Lucas, com a determinação de quem deseja vencer, começou seu empreendimento no fundo do quintal e “com uma máquina velha”, como gosta de lembrar. Hoje é referência de um público diverso, incluindo até a galera da Melhor Idade, que entre os cortes costuma optar pelo “degradê”, o mais procurado entre todos.
Quem vê Lucas Camargo trabalhando com desenvoltura e confere a perfeição do seu trabalho com a máquina nas mãos, não imagina que o seu aprendizado foi por aqui mesmo, em Castanheira. Como? Conferindo aulas numa das maiores ferramentas de ensino dos dias atuais, o youtube, comprovando um velho ditado de que “interesse é tudo”. E num mundo em que os ditos são muito usados para ilustrar conceitos, a paciência de Lucas, nos tempos em que ajudava o tio nas lidas de um Salão, foi premiada. Ou seja, “quem espera sempre alcança”.