Embora muitas coisas devam pesar na hora da escolha, o eleitor precisa considerar com seriedade pelo menos duas na escolha de um vereador
No próximo dia 15 de novembro, os eleitores de Castanheira vão às urnas escolher seus representantes Câmara Municipal, como acontece em todo o país. Haverá também eleição para prefeito, que só tem um candidato, como em outros 6 municípios do Estado, e para a escolha de uma vaga para o senado, com a cassação pelo TSE da senadora Selma Arruda, do PSL.
A escolha para o legislativo é muito mais importante do que se imagina, pois os vereadores são figuras essenciais para a construção do futuro do município, por ter entre as atribuições, a responsabilidade de fiscalizar a atuação do Executivo. Orientações não faltam em textos de especialistas, nas redes sociais, para ajudar o eleitor neste ato singular.
Neste período que antecede as eleições, o eleitor deve estar consciente sobre o que torna cada candidato apto a ocupar o cargo que almeja e seja útil para a tomada de decisões relevantes para a cidade?
Um passo importante para tentar responder a essa pergunta é observar biografia, atuação profissional, motivações para o ingresso na vida pública e atuação política anterior. Em caso de candidatos que já exerceram mandatos anteriormente, é importante pesquisar como foi a contribuição dada: presença nas sessões, participação das discussões, projetos de autoria, projetos relatados, textos convertidos em lei, notícias relacionadas com sua atuação como legislador.
Um outro passo importante é avaliar o que o candidato conhece dos problemas da cidade, das políticas implementadas por gestões anteriores e o que eles entendem como agenda prioritária.
Em Castanheira, 39 candidatos concorrem às 9 vagas do legislativo. Uma coisa é certa antes das eleições: pelo menos um novo vereador existirá a partir do próximo ano. A vereadora Simone, depois de três legislaturas, não concorre no pleito de 15 de novembro, depois da decisão de priorizar o cuidar dos pais, que residem no Espírito Santo.
Confira a lista dos candidatos
PT – Amaziles Eleto Vilarino (Tuíta), Merciane Dias da Costa, Juarez Máximo da Silva, Claudineia Hubner, Luana Nenevê, Francisco Sales e Valdi dos Reis da Silva.
MDB – Amilcar Pereira Rios, Anderson da Silva Santos, Elci Terezinha Coutinho, Emilia Martinelo Arrassen, Jeferson T. Aparecido Rodrigues, José Evaldo Soares, João Carlos Maria (Palito), José Galdino da Silva, José Pedro Daniel, Lurdes Rodrigues Vaz Servino, Rogério Pedro Graeff, Elisandra dos Santos Farias e Amadeu de Oliveira.
PSB – Adriana Marcia dos Santos, Célio de Assis Miranda, Dener Gonçalves Basílio, Marcos Roberto Liotto, Maria Eni da Silva, Marli Dias de Oliveira Souza, Neri Soares de Lima, Ronaldo Adriano Ventura, Sidney dos Satnos, Serli Vieira Carriel, Viviane Padilho Ribeiro e Walmir Moreira.
PSD – Lourival Alves da Rocha, Dieniffer Jaqueline, Everaldo Cristino de Aparecido, Jair Belém, Marisa Aparecida Jardini Pereira e Marcos de Souza Lima.
PSC – Nildomar Gusmão de Souza