Juninho, de Castanheira, não estava só na corrida eleitoral de um candidato só. Em outros seis municípios de Mato Grosso os nomes de candidatos únicos foram confirmados neste domingo.
Com apenas um candidato inscrito para o cargo, sete municípios de Mato Grosso praticamente já conheciam seus futuros prefeitos antes mesmo do dia da eleição, neste domingo, 15 de novembro.
Em Castanheira, Itanhangá, Marcelândia, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Salto do Céu e União do Sul, os postulantes a um primeiro mandato precisavam de apenas um voto válido para serem eleitos. Na prática, portanto, bastava o voto deles.
Em três cidades, os atuais prefeitos foram reeleitos: Itanhangá, com Edu Laudi (PL) tendo 3.118 votos de 3.687 eleitores que compareceram às urnas; União do Sul, que reconduziu Cláudio do Posto (MDB) ao cargo com 1.618 votos de 2.053 válidos; e Porto Alegre do Norte, que optou por manter Daniel Rosa do Lago (PDT) no cargo. Ele obteve 5.124 votos entre os 5.944 votantes.
Em Castanheira, a prefeita Mabel de Fátima (PT), em segundo mandato, vai mesmo passar a faixa para Jakson de Oliveira, o Juninho, que votou às 11 horas deste domingo na 118ª seção, na Escola Maria Quitéria, no centro da cidade. Ele obteve 3.158 votos entre os 3.938 que foram às urnas.
Em Marcelândia, o atual prefeito, Arnóbio Vieira de Andrade (PSD), vai entregar a Prefeitura para Celso Luiz Padovani (DEM), que obteve 5.328 votos num universo de 3.938. Arnóbio havia sido reeleito em 2016 e, por isso, não pode disputar novamente a gestão do município.
Em Ponte Branca, vai assumir a cadeira do prefeito Humberto Nogueira (PSDB) o candidato do Podemos, Clenei Parreira da Silva, que obteve 1.353 votos entre 1.598 eleitores que votaram.
Por fim, em Salto do Céu, o prefeito Wemerson Adão Prata, o Merson (PP) – que atualmente encerra o seu segundo mandato – vai passar a faixa para o professor Mauto Teixeira Espíndola (Solidariedade). Ele obteve 2.100 votos entre os 2.396 eleitores que participaram do pleito eleitoral.
Com exceção de Marcelândia, que tem 8,8 mil eleitores, as demais cidades de candidatos únicos em Mato Grosso têm em comum o baixo número de eleitores, com variação entre 1,9 mil e 5 mil. Castanheira tem 5.507 eleitores.
Com Midia News