Campanha no Rádio termina nesta quinta. Na edição local, Juninho, Jandir e Mabel farão agradecimento.
Nesta quinta-feira, 12, mais uma etapa importante das eleições 2020 se encerra: a propaganda gratuita no Rádio e na TV.
Em nível local e regional existem algumas peculiaridades: em Castanheira a corrida pelo executivo tem apenas um candidato ao executivo pela primeira vez na história, Juninho, da coligação formada por PT, MDB, PSB e PSD. No Estado, eleição suplementar escolhe um nome para o senado, com a vacância deixada pela cassação de Selma Arruda, candidata do PSL.
O calendário aprovado pelo
Tribunal Superior Eleitoral (TSE), previa o primeiro turno em 4 de outubro, e o segundo, em cidades com mais de 200 mil eleitores, em 25 de outubro. Porém, as datas e os prazos do pleito precisaram ser adiados, com aprovação do Congresso Nacional, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Assim, o primeiro turno acontece neste 15 de novembro e o segundo no dia 29.
Mudança nas regras das eleições municipais
A eleição municipal de 2020 está sendo marcada por mudanças. O
fim das coligações proporcionais, a alteração sobre a prestação de contas dos gastos com advogados e contadores e a suspensão da biometria são as principais.
Os partidos também estão indicando nominata própria de candidatos a vereador, observando o limite de até 150% do total de cadeiras da câmara do município. Na disputa majoritária, para prefeito, as coligações seguem permitidas. A mudança foi instituída em na Emenda Constitucional 97, aprovada em 2017.
O último programa
Único meio de propaganda utilizado pela coligação “Castanheira não pode parar” para a majoritária, o programa de Rádio, veiculado na Massa FM, usou como estratégia estabelecer uma ponte entre as duas gestões da prefeita Mabel e o futuro pretendido pelos candidatos Juninho (prefeito) e Jandir (vice).
Na última edição o script de praxe no desfecho de todos os projetos radiofônicos: agradecimentos, despedidas e o incentivo a participação do eleitor nas urnas, especialmente para a formação do legislativo. Neste caso, 38 candidatos disputam às 9 cadeiras disponibilizadas.
Estão programadas fala dos dois candidatos e do maior apoio da campanha, a prefeita do município.