Nas conversas de bastidores o foco já é a eleição de 2028 em Castanheira. Mas isto passa pelas convençoes, que acontecem neste sábado.
Daqui a 79 dias, no dia 06 de outubro, eleitores de 5.568 municípios brasileiros vão às urnas eleger prefeitos e vereadores. Nos municípios da região noroeste, incluindo Castanheira, não existe o segundo turno, previsto para 27 de outubro, evento que ocorre apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores.
Até o dia das votações, o processo eleitoral conta com uma série de eventos necessários para que a disputa ocorra dentro do que prevê a legislação. Um tem data inicial neste sábado, dia 20. Trata-se do período das convenções, que se encerra no dia 05 de agosto.
Em Castanheira os partidos resolveram fazer suas convenções logo no primeiro dia, sem esperar o avanço dos 15 dias. Os editais de convocação já foram emitidos pelas respectivas presidências, prevendo o início dos trabalhos para as 19 horas deste sábado, 20, na Escola Municipal Castanheira, na Av. Nossa Senhora Aparecida 701, no Bairro Santa Rita.
O fato de todos os partidos existentes no município, inclusive o mais novo, o PL, realizarem convenções no mesmo local, dia e hora, indica a possibilidade de adesão 100% ao nome do pré candidato Jakson de Oliveira Rios Júnior. Especula-se nos bastidores que o único empecilho, que é a indicação do vice, já estaria resolvido. As chances do empresário Vanderlei V. dos Santos ser este nome chegam quase ao mesmo percentual.
Nos bastidores comenta-se que a decisão, contudo, pode estar atrelada ao cenário de 2028, com a possibilidade de Vanderlei ser o candidato a prefeito. Como em política até o amanhã é duvidoso, há quem avalie que essa projeção ignora outros nomes que certamente cogitam o mesmo cargo. Como em Castanheira o cenário político se mantém pacífico há mais de uma década, pelo menos as prosas das rodas de conversas alimentam o imaginário. “É esperar pra ver", avalia um cético ouvido pelo Castanheira News.