Precisando de apenas um voto, por ser candidato único, Jackson de Oliveira Rios, o Juninho, teve seu nome confirmado como futuro prefeito de Castanheira para o quadriênio 2021-2024. Terá como
Depois de duas confirmações – primeira como candidato da coligação Castanheira Não Pode Parar (PT, MDB, PSD e PSB) e segunda como candidato único do município – Jackson de Oliveira Rios Junior, o Juninho, teve seu nome confirmado no início da noite deste domingo, 15, como o sexto prefeito a ocupar a cadeira do executivo castanheirense.
Em termos oficiais, Juninho e Jandir Scheffler, seu vice, só precisavam de um voto, considerando o fato inédito do município ter, pela primeira vez, candidato único. Como ninguém é declarado gestor sem aval da Justiça Eleitoral, o candidato indicado pela prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici precisava respeitar os trâmites para comemorar a vitória com os amigos, familiares e apoiadores.
Dos 5.507 eleitores aptos a votar em sete seções eleitorais, sendo uma na zona urbana, na Escola Estadual Maria Quitéria, e seis na Zona Rural (Escola Jorge Amado na Comunidade Novo Horizonte; Escola Estadual Paulo Freire, no Lambari; Escola Estadual Mário de Andrade, na Comunidade Nova Conquista, e Comunidades Santa Eliza, São Jorge e São Rafael) - , Juninho e Jandir obtiveram 3.158 votos, o que equivale a 80.19% dos votos válidos. Os votos nulos e brancos, sem valor no processo de escolha, somaram, respectivamente 513 e 267 respectivamente, com percentuais de 13.03% e 6.78%. Ao todo, 3.938 eleitores foram às urnas.
Apesar do coronavírus ainda preocupar e do Estado de Mato Grosso se manter no nível considerado grave (vermelho) em relação ao número de contágio, o número de comparecimento dos eleitores surpreendeu até o mais otimista dos observadores. Para muitos isto se deve a dois fatores: primeiro o desejo da maioria de validar a ótima administração da prefeita Mabel de Fátima e, segundo, pela expectativa criada em torno do pleito ao legislativo, um dos mais disputados dos últimos anos.
Segundo fontes policiais, em linhas gerais as eleições aconteceram em clima de tranquilidade em Castanheira. Apenas nas seções da Escola Maria Quitéria, no perímetro urbano, houve aglomeração no início dos trabalhos.
Conforme calendário definido pela Justiça, a diplomação dos candidatos eleitos, que atesta que eles foram efetivamente eleitos pelo povo e estão aptos a tomar posse, deve acontecer até o dia 18 de dezembro. Em 1º de janeiro de 2021 acontece a cerimônia de posse.