A disputa do 2º turno para a prefeitura de Cuiabá tem sido uma das mais acirradas do 2º turno no país. Quem assiste ao programa eleitoral, se espanta com o grau de acusações entre Abílio (Podemos) e Emanuel Pinheiro (MDB), atual prefeito e candidato a reeleição.
Com alguns pontos à frente nas últimas pesquisas, Abílio oscilou para baixo na pesquisa anunciada no início da noite nesta sexta-feira, 27, pelo MDB. Resultado: os dois aparecem rigorosamente empatados, com 45%. Brancos e nulos somam 8% e não souberam responder, 3%.
Durante a curta campanha do segundo turno, Abílio tem insistido na acusação do recebimento de propina de parte de Emanuel, que, por seu turno, justifica os recursos como resultado de dívida de Sinval Barbosa, quitada em parte num cenário que teria sido armado, propositalmente. O processo está em curso, mas as informações foram vazadas e as imagens divulgadas em rede nacional.
Abílio, por seu turno, é acusado de ter sido expulso da Igreja Assembleia de Deus, num episódio que envolve altas lideranças da Igreja no Estado. Igualmente se defende. Também tem sido questionado sobre o gasto acentuado com verba parlamentar, pois tem o enxugamento da máquina como uma de suas bandeiras.
Neste cenário, muitos veem o debate desta sexta, na TV Centro América, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso, pertencente do Grupo Zahran, como decisivo para escolha do cuiabano. O programa começa às 21h00, sendo transmitido para todo o Estado.
Ibope
Na pesquisa divulgada nesta sexta Abílio e Emanuel aparecem rigorosamente empatados, com 45% das intenções de voto na disputa pela prefeitura de Cuiabá. Em relação a pesquisa anterior, Abílio oscilou para baixo e Emanuel para cima. Abílio foi de 48% para 45% e Emanuel de 40% para 45%.
Em relação aos votos válidos, quando se excluem votos brancos, nulos ou indecisos, o resultado da pesquisa indica 50% para Abilio e 50% para Emanuel Pinheiro.
Se comparado com o resultado do levantamento anterior, divulgado dia 23 de novembro, Abílio caiu e Emanuel subiu. Abílio foi de 54% para 50% e Emanuel Pinheiro de 46% para 50%
O Ibope entrevistou 602 eleitores entre os dias 25 e 27 de novembro. A pesquisa da TV Centro América foi registrada no TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso) sob o protocolo MT-09681/2020.
O levantamento tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitora, considerada a margem de erro.
Com G1