Melhoria na produção leiteira, incremento na de café e Encontro da Mulher Rural movimentam setor em Castanheira.
Os produtores rurais de Castanheira, assistidos pelo Programa MT Produtivo Leite, que tem parceria com o município através da Secretaria da Agricultura e EMPAER, neste caso através da assistência técnica, tem celebrado os resultados já alcançados no município.
Segundo o Secretário Paulo Horodenski, entre os produtores beneficiados muitos são do Vale do Seringal e alguns do São Sebastião e linhas. Além da transferência de embriões, visando promover o melhoramento genético do rebanho leiteiro do município, o programa tem feito a entrega de resfriadores, contribuindo para o aumento da capacidade de armazenamento de leite, uma das bases da economia local.
Paulo destaca os esforços do governo do Estado e municípios – na proporção de 80% e 20% nos investimentos - visando o fortalecimento das cadeias produtivas e melhoria da renda e qualidade de vida para quem mora no campo.
No caso dos produtores de leite, em 2023 foram destinados 294 ordenhadeiras e 294 novilhas penhes da raça girolanda meio sangue e 2.261 prenhezes, dentro do programa de transferência de embriões.
Cinquenta e nove municípios aderiram ao programa em Mato Grosso, um deles Castanheira. Ao todo, naquele ano, foram mais de R$ 260 milhões investidos na agricultura familiar.
Café e Encontro da Mulher Rural
Entre os vários olhares da Secretaria da Agricultura em Castanheira, o que visa o fortalecimento de outras culturas tem no café uma boa referência. No momento 80 mil mudas estão sendo preparadas objetivando, entre outras metas, o aumento da área plantada.
A Secretaria também está ultimando detalhes para a realização de um evento já consolidado no município, que é o Encontro da Mulher Rural. O evento, em sua 5ª edição, acontecerá no dia 15 de setembro, no pavilhão de Eventos Santo Antônio. “Estamos a todo vapor na organização”, destaca Paulo.