Fala-se muito sobre carnes de primeira e segunda, mas você sabe quais são as diferenças entre eles? O boi tem 21 cortes usados para o consumo e as diferenças entres eles estão principalmente na quantidade de nervos e gordura.
Na quarta da carne, hoje, no Santos, entre os cortes, dois se alinham nas duas classificações. Você poderá encontrar, com preços mais acessíveis, a alcatra e o coxão mole, entre outros.
Antes de conferir os preços, veja a seguir as diferenças entre as carnes de primeira e segunda:
As carnes de primeira
As carnes de primeira são mais macias porque estão localizadas nas regiões em que o animal pouco movimenta e nas quais os músculos são maiores. Essas carnes têm pouco colágeno e são ótimas para fazer churrasco e assados, pois submetidas a altas temperaturas elas mantêm o sabor e a maciez. São elas: baby beef, maminha, coxão mole, lagarto, contrafilé, patinho, picanha, filé mignon e alcatra.
As carnes de segunda
As carnes consideradas de segunda são menos macias pois ficam nas regiões em que o animal se movimenta mais. Os músculos dessas regiões são pequenos e têm mais colágeno. Por esse motivo, quando as carnes são expostas ao calor direto, costumam ficar mais duras. Elas são boas para fazer ensopados, guisados e tortas. As carnes de segunda são: músculo dianteiro, coxão duro, chuleta, capa de filé, costela, paleta, fraldinha e acém.