Em visita a Juína, deputada de Juara destacou a relevância de fortalecer as redes de proteção às mulheres nos municípios.
Durante sua visita à cidade de Juína, na manhã desta quinta-feira (07), a deputada estadual Janaina Riva voltou a levantar uma de suas bandeiras mais constantes: o enfrentamento à violência contra a mulher. A parlamentar participou da abertura da 3ª Expoleite, que contou com a presença de diversos produtores rurais da região, incluindo representantes de Castanheira, recém-participantes da 21ª Expocast.
Aproveitando o contexto do Agosto Lilás — mês dedicado nacionalmente à conscientização sobre a violência doméstica —, Janaina destacou a relevância de fortalecer as redes de proteção às mulheres nos municípios. “É uma pauta que carrego com muito carinho”, afirmou a deputada, que no mesmo dia também cumpriu agenda na inauguração da Procuradoria da Mulher em Primavera do Leste.
Em sua fala, Janaina parabenizou as autoridades de Juína pelo trabalho articulado na defesa das mulheres. Ela fez uma menção especial ao juiz da Vara de Execução Penal, Dr. Vagner Jupin, destacando a eficiência da rede de enfrentamento local. “Quero parabenizar o município pelos avanços na defesa da mulher”, disse, ao reconhecer o esforço conjunto das instituições e profissionais envolvidos.
A deputada chamou a atenção para dados alarmantes que reforçam a urgência dessa pauta em Mato Grosso. Segundo ela, o Estado liderou o ranking de feminicídios no Brasil em 2024, de acordo com o Mapa da Violência. Em 2025, os números continuam preocupantes, com um aumento de mais de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O combate à violência contra a mulher exige vigilância constante, políticas públicas eficazes e o engajamento de toda a sociedade. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher é vítima de violência física a cada quatro minutos no Brasil. Essa realidade reforça a importância do Agosto Lilás como instrumento de conscientização, mobilização e ação. Iniciativas como as defendidas por Janaina Riva são fundamentais para que Castanheira, Juína e todo o Estado de Mato Grosso avancem na construção de uma cultura de respeito e proteção às mulheres.