Desfile Cívico e Juramento à Bandeira não serão realizados devido aos efeitos do clima seco na saúde e período eleitoral.
O clima seco das últimas semanas e os efeitos das queimadas, visíveis em grande parte do país, com a fumaça sendo percebida em grande densidade, tem gerado o cancelamento de inúmeras atividades que envolvem ajuntamentos humanos, para o bem da saúde, afetada de várias maneiras com a baixa umidade.
Em Juína, município polo da região noroeste, o desfile cívico militar, programado pela Secretaria Municipal de Educação para este sábado, foi suspenso, por recomendação da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Saúde. A decisão, segundo nota emitida na tarde desta quarta-feira, 04, visa garantir a segurança e o bem estar da comunidade, devido as condições adversas causadas pelo tempo seco e pela fumaça gerada por queimadas na região.
Em Castanheira, a solenidade de Juramento à Bandeira, coordenada pela Junta de Serviço Militar do município, que inclui a entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação aos jovens dispensados do serviço militar, não acontecerá, segundo informa Noimi Batista, responsável pelo setor de documentação do município. Mas, o motivo são as eleições municipais, uma vez que a tradicional cerimônia conta com a participação de autoridades que são orientadas a evitarem eventos que deem visibilidade pública.
Os setores ligados à saúde pública, tem chamado a atenção para os cuidados, que devem ser observados em relação ao clima seco, especialmente com as crianças e idosos, para evitar alergias, problemas respiratórios, fadiga e cansaço, entre outros problemas. No topo das recomendações está a importância da hidratação. “Beber muita água é essencial para combater os efeitos do clima seco”, alerta um medico ouvido pelo Castanheira News.