Autoridades chamam a atenção para cuidados redobrados com a saúde nesses dias.
Como previsto, a onda de calor que assola o país tem elevado as temperaturas em Castanheira e toda região noroeste do Estado. A projeção de mais de 40º em parte do Centro Oeste teve em Castanheira, nesta quinta-feira, 06, uma das referências.
De acordo com o INMET, por volta das 13h44 os termômetros alcançaram 40.3°C no município, continuando com marca acima dos 39°C até as 16 horas. Além disto, a quinta foi o dia mais seco do ano, com a umidade relativa do ar (URA) chegando a 17º, ou seja, ficando abaixo do Estado de Alerta, que é 20°C.
As autoridades, diante deste quadro, mantém o alerta para o risco de incêndios florestais – alguns foram registrados no entorno da cidade de Juína na quinta - e reflexos na saúde, como ressecamento de pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, fortalecendo a orientação para que haja cuidado redobrado com a hidratação.
Segundo os serviços de meteorologia, os atuais modelos meteorológicos sugerem que essa onda de calor pode ser mais prolongada, com temperaturas elevadas até meados da segunda quinzena de setembro em algumas regiões do país.
Com informações de Jean Carriel