A reivindicação de dois quebra molas na Av. Carolina Rezzieri oportuniza debate sobre sinalização e redutores de velocidade em Castanheira.
Recente indicação no legislativo castanheirense, aprovada por unanimidade, reivindica da Prefeitura Municipal, através do setor de Obras, a colocação de dois quebra-molas na Avenida Caroline Rezzieri. “Um em frente a Casa da Saudade e outro em frente a casa do Guaraná”, cita o documento.
Quem conhece o cotidiano de Castanheira sabe que realmente existe a necessidade de algumas medidas de segurança no trânsito na citada Avenida, por estar entre as de maior fluxo e por onde veículos costumam transitar em altas velocidades.
Dois leitores do Castanheira News, no entanto, chamam a atenção para a importância do executivo, que recebe as demandas do legislativo, solicitar um estudo que detecte os pontos realmente mais estratégicos para a colocação de quebra molas ou outros meios.
Desafiado pela abordagem, o Site ouviu quatro moradores da referida Avenida, situados em pontos estratégicos: nas imediações da Cohab e nas proximidades do Aeroporto. E, na consulta, uma surpresa: os pontos indicados para receberem o benefício, são exatamente aqueles onde os veículos que circulam, na maioria dos casos, diminuem a velocidade.
Um dos consultados – todos preferem o anonimato – observa que os veículos geralmente imprimem velocidade considerável nas imediações do Aeroporto e da área verde, sentido MT 170. A região da Casa da Saudade, onde os dois quebra molas são reivindicados, um próximo do outro, geralmente tem fluxo de entrada e saída das avenidas Gilio Rezzieri e 04 de Julho, fazendo com que a maioria dos condutores diminua a velocidade.
“A reivindicação dos dois quebra molas é bem-vinda, mas talvez a localização precisa ser revista”, diz, citando como exemplo um quebra molas colocado na Avenida dos Trabalhadores, num ponto menos perigoso do que a região do Ginásio de Esportes.
O assunto é interessante para um saudável debate, uma vez que a cidade está crescendo. Como o prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, tem se revelado atento aos problemas da comunidade, não medindo esforços para resolvê-los, talvez possa optar por outro meio de sinalização, mais moderno.
O ponto motivador da indicação, por ser de entrada e saída de veículos, talvez comportasse melhor um sinaleiro, assim como o cruzamento existente, na 04 de Julho, nas proximidades da Agropecuária Castanheira, que já foi alvo de outra indicação aprovada no legislativo.