Leitora do Castanheira News, a psicóloga Nadir Novaes, revela a importância de sabermos lidar com as emoções.
Nem sempre ter a idade cronológica, significa ter a mesma idade emocional. Buscar um alinhamento entre ambas é muito importante.
Administrar as emoções é um aprendizado consciente da necessidade do crescimento, onde a responsabilidade da parte que nos cabe em cada problema enfrentado, pede essa atitude madura.
Todos passam por situações desconfortáveis que trazem dor, constrangimento e que nos convida a subir de nível nos relacionamentos e na segurança pessoal.
Lembre-se sempre que há lições que só aprendemos na dor e outras em tempos de festas e essa é uma dinâmica da vida.
Sei muito bem como é desagradável ser ofendida, rejeitada, frustrada, desconsiderada, não se sentir pertencente. A sensação é dolorosa e no momento parece que nem vamos suportar, e no nosso desenvolvimento aprendemos a tentar evitar, como se toda ação não tivesse reação e a face das emoções fosse uma só.
A maturidade emocional requer de cada um de nós, que aprendamos a dar nome às emoções, sentimentos, comportamentos, reconhecendo a realidade pela qual cada um se manifesta.
Em qualquer grupo social que estivermos inseridos, corremos o risco de ferir e sermos feridos, podemos ficar magoados e desenvolvermos muitas outras situações desconfortáveis.
A mágoa é algo terrível que nos impede de crescer e conviver consciente de que todo ser humano pode falhar. Não há ser perfeito!
É importante aceitar que as adversidades fazem parte e precisamos aprender a lidar com cada uma. A alegria não permanece constantemente e nem a tristeza.
Temos a oportunidade de regular nossas emoções, ativando a fisiologia correspondente à emoção desejada e mudar a emoção indesejada mesmo em situação de tristeza e mau humor, fazendo a escolha consciente de não retroalimentar a dor.
Todos os processos na vida nos desafiam, trazem novos aprendizados e o que realmente precisamos para crescer.
Busque ajuda para aprender lidar com suas emoções. Reflita!
Nadir Novaes da Silva, psicóloga, esposa do Reverendo Jeferson Novaers