Período marcado por debates e informações sobre a violência contra a mulher tem iniciativas importantes em Castanheira.
Uma roda de conversa com foco na violência, na cidade, e a visita de uma equipe do “Ônibus Lilás”, na zona rural, estão na agenda de atividades no município de Castanheira voltadas para o enfrentamento da violência contra a mulher, a propósito do “Agosto Lilás”.
Para os urbanos interessados, a roda de conversa acontecerá no próximo dia 23, a partir das 14 horas, na Igreja Presbiteriana Renovada, na Av. Gilio Rezzieri, 507, no centro. Atuarão como moderadoras as psicólogas Maria José de Souza Santos e Dayanne Soares de Oliveira, e Wanderleia Pereira da Silva, representando a corporação da Policia Militar.
Para Maria José, ligada ao CRAS, órgão da Secretaria Municipal de Ação Social, que coordena as ações, a roda de conversas, sob o tema “Conscientização pelo fim da violência contra a Mulher”, define o propósito da iniciativa, sendo importante a participação de todos que se empenham por uma vida em sociedade mais tranquila.
Embora agendada para o início de setembro, a visita do Ônibus Lilás, parte de um projeto da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), direciona atenção para as localidades mais distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas.
Em Castanheira, no dia 04 de setembro serão visitadas pelo veículo diferenciado as comunidades do 1º e 3º assentamento; no dia 05, do 2º e 4º assentamento e no dia 06 do Novo Horizonte. O objetivo é informar e orientar sobre a violência doméstica e familiar a mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, que as expõe ao risco de serem violentadas.