Novo decreto do governador de MT flexibiliza a abertura e realização de eventos. Usa como justificativa a redução no número da média móvel de casos da Covid 19 de casos confirmados, hospitali
O governador Mauro Mendes assinou nesta sexta-feira (21) novo decreto autorizando a realização de eventos com até 200 pessoas em Mato Grosso.
Conforme o documento, estão autorizados eventos sociais com no máximo 100 pessoas, eventos corporativos, empresariais, técnicos e científicos, com no máximo 200 pessoas, eventos realizados no formato “drive in”, com capacidade máxima de até 500 carros, além da abertura de cinemas e teatros, respeitando a capacidade de 40% da capacidade máxima do local e o espaçamento de 1,5 m entre as pessoas. Também estão autorizados jogos e treinamento de futebol profissional, vedada a presença de público externo.
Os eventos e estabelecimentos devem observar os protocolos de saúde e as normas sanitárias, tais como a medição da temperatura corporal das pessoas na entrada dos estabelecimentos, impedindo sua entrada em caso de registro igual ou superior a 37,8º, o distanciamento mínimo necessário entre as pessoas, a utilização de máscaras, a disponibilização de materiais de higienização (álcool na concentração de 70% e/ou água e sabão), limpeza e desinfecção do local antes e após a realização de cada evento/sessão.
Para justificar a flexibilização na abertura e realização de tais eventos, o governador argumentou que houve redução no número da média móvel de casos confirmados de Covid-19, de hospitalizações e de óbitos no âmbito estadual.
Mauro Mendes também cita no decreto a necessidade da retomada gradual e responsável das atividades econômicas estaduais objetivando a manutenção dos postos de trabalho em prol do desenvolvimento econômico de Mato Grosso.
Fonte: G1