Prevenir, ajudar no diagnóstico precoce, popularizar o assunto. Alguns dos benefícios da campanha em curso sobre o câncer de mama. Psicóloga Aline Pereira, de Juína, destaca esses e outros be
Psicóloga Aline Pereira da Silva (Juína)
CRP 18/ 04629
O mês de outubro é conhecido como outubro rosa, ele traz a campanha de conscientização para a prevenção do câncer de mama, tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, bem como agora, sobre o câncer de colo de útero também. Apresentando informações sobre o autoexame, e gerenciamento do câncer de mama, ajuda a ampliar as chances de cura e controle da doença.
Toda campanha em saúde visa a diminuição ou extinção da doença. Faz parte da atenção básica, nível de prevenção primária atividades desenvolvidas para conscientizar, prevenir e levar informações corretas de cuidados em saúde.
Informar a população, especialmente as mulheres sobre o câncer mama, câncer de colo de útero, contribui para o diagnóstico precoce, diminuição da mortalidade, diminuição dos procedimentos cirúrgicos invasivos, o que por sua vez aumenta as chances de cura e qualidade de vida das pessoas.
Um outro objeto das campanhas é popularizar o assunto, ou seja, quebrar tabus de comportamentos, pensamentos que contribuam para o adoecimento ou o não cuidado. Então, a campanha pede que a mulher faça autoexame da mama regularmente, consulte seu ginecológica regularmente e faça o exame de mamografia em idade especifica.
Toda doença traz consigo uma representação social, assim ser diagnosticada com câncer ainda pode ser sinônimo de sofrimento, de perda, de medo, o que pode trazer adoecimentos emocionais como a Depressão e Ansiedade. O tratamento de câncer exige uma equipe multiprofissional para atender a demanda que a doença atinge em uma pessoa.
Atualmente contamos com uma ciência médica muito avançada e com uso de tecnologia de ponta, que cada vez mais estão utilizando de métodos de tratamentos mais efetivos e menos invasivos, o que possibilita uma reabilitação física e mental em menos tempo, e proporciona mais qualidade de vida.
A prevenção continua sendo o melhor remédio, o cuidado com a saúde é autocuidado e fortalece a autoestima.
Leituras sugeridas: