Câmara Municipal aprova decreto do executivo que vincula cultura ao esporte e lazer.
O projeto de lei nº 06 do executivo castanheirense, aprovado por unanimidade na 2ª a reunião extraordinária do legislativo, no último dia 10 de fevereiro, pode representar um avanço significativo para o setor cultural do município.
Ele dispõe sobre uma mudança importante na estrutura administrativa do poder executivo, que vincula o setor de cultura à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Assim, a pasta dirigida pelo professor Júlio Cézar passa a ser designada Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura, com seus respectivos departamentos.
A Educação, segundo termos do documento assinado pelo prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, que geria as iniciativas culturais, muitas das quais em parceria com o setor de esportes, mantém três divisões, a saber: atendimento à merenda escolar, unidade de direção escolar e educação infantil.
Além de manter as atribuições já incorporadas ao seu campo de ação, a pasta coordenada por Júlio terá a responsabilidade, doravante, de trabalhar na captação de recursos governamentais ou privados necessários para a execução das atividades e projetos culturais e implantar a política cultural do município.
Ele se diz animado com as possibilidades e lembra que desde a primeira gestão do prefeito Juninho alguns avanços já aconteceram em Castanheira, como a inclusão do município, em 2023, na Lei Paulo Gustavo, com 4 projetos contemplados e encaminhamento documental para o mesmo em relação a Lei Aldir Blanc, ambas de incentivo ao setor.