Programa de regularização fundiária em curso no município prevê contemplar 1000 imóveis até final do ano.
Pouco mais de 10 meses depois da entrega de um primeiro lote de escrituras definitivas pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), quando em torno de 300 famílias foram contempladas, na próxima sexta feira, 05, no mínimo mais 200 vivenciarão o mesmo momento em Castanheira, em solenidade que acontece na Praça 04 de Julho, a partir das 19h30.
O programa de regularização fundiária do município, que vira a página de um de seus problemas crônicos, tem como alvo atender 100% de seus munícipes, criando condições para que se inicie um “boom imobiliário”, com amplos reflexos na economia e na paisagem urbana de Castanheira.
Lembrando a primeira entrega, o prefeito Jakson de Oliveira Júnior, o Juninho, destaca que a escrituração dos imóveis, com projeção de contemplar em torno de mil moradores até o final do ano, traz dignidade na medida em que tira os imóveis da irregularidade, do anonimato, possibilitando o acesso de seus proprietários a crédito e financiamento.
Como gratidão é um gesto necessário em iniciativas de vários esforços, além de Deus, ao qual sempre cita como referência maior para tudo e todos, Junino lembra a importância do Governo do Estado através do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e MT Par, Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Juruena, Tribunal de Justiça, Câmara Municipal de Castanheira e o Tabelionato de Notas e Registro Civil, por ações pontuais ao longo do processo.
Para se ter uma ideia da relevância do programa, desenvolvido há mais de dois anos em três frentes, os moradores beneficiados com os títulos definitivos de seus terrenos com renda de até cinco salários mínimos, tem as despesas, que ficariam em torno de R$ 8 mil, totalmente custeadas.
Dos títulos já certos para a entrega nesta sexta-feira, 170 são de propriedades da região do Noga e centro da cidade e 30 das regiões que abrangem os bairros Guadalupe, Santo Antônio e Santa Rita, as maiores contempladas na solenidade de 29 de agosto de 2023, sendo que os títulos destes três Bairros tiveram as etapas, desde o cadastramento a entrega, trabalhadas pelo Intermat. Do Noga, centro e setor industrial, pelo Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Juruena.