Amarelo, cinza, laranja, roxo e vermelho invocam campanhas importantes envolvendo duas doenças e dois problemas sociais graves.
No âmbito das campanhas atreladas a côres, maio é conhecido como o mês das cinco cores, pois são lembradas, com campanhas de orientação e conscientização três doenças e duas questões que requerem cuidados.
As cores das campanhas do mês de maio são: amarelo (segurança no trânsito), cinza (câncer no cérebro), laranja (abuso de crianças e adolescentes) roxo (doenças inflamatórias intestinais) e vermelho (câncer labial).
Maio Amarelo - Segurança no Trânsito
Em 2010, a Organização das Nações Unidas instituiu o período entre 2011 e 2020 como sendo a Década de Ações para a Segurança no Trânsito.
A campanha de conscientização é necessária, pois segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM) no Brasil a cada 1 hora são registradas 5 mortes por acidentes de trânsito.
Maio Cinza - Câncer de Cérebro
As ações realizadas no mês de maio possuem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o tema e alertar sobre a importância do reconhecimento precoce da doença.
O câncer cerebral está entre os 10 tipos que mais causam óbitos e, segundo dados do INCA, é responsável por 4% das mortes por câncer no Brasil.
Maio Laranja - Abuso de Crianças e Adolescentes
O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. Por isso, a campanha maio laranja promove a conscientização para o combate desse problema na sociedade.
A cor laranja foi escolhida para essa ação, pois faz referência à coloração da gérbera, uma flor comum no Brasil e que representa a fragilidade e vulnerabilidade.
Maio Roxo - Doenças Inflamatórias Intestinais
A campanha Maio Roxo visa conscientizar as pessoas para a importância do diagnóstico precoce das doenças intestinais. Os diagnósticos precoces são muito importantes para um tratamento eficaz.
Dia 19 de maio é o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal.
Maio Vermelho - Câncer BucalO mês de maio é também o período do ano escolhido para a campanha do Maio Vermelho, que destaca o
câncer de boca.
A condição, que também recebe o nome de
câncer de lábio e cavidade oral, atinge os lábios e regiões como a gengiva, bochecha, língua, freio lingual inferior (parte abaixo da língua) e o céu da boca.
De acordo com o
Instituto Nacional de Câncer (INCA), há uma incidência de cerca de 15.190 casos e 6.192 óbitos por ano no Brasil. A região com maior número de casos é o sudeste, sendo este o quarto tipo de câncer mais comum da região.
Além disso, o câncer bucal atinge mais homens do que mulheres, tendo grande prevalência entre os homens acima dos 40 anos.
Calendarr Brasil