Programa do Governo do Estado em parceria com o município previne e intimida práticas criminosas.
Uma pessoa em atitude suspeita perambula pelas ruas centrais de Castanheira. A ação hipotética, que há pouco só seria percebida com patrulhamento da Policia Militar, a partir de agora será monitorada, aumentando o nível de segurança da população. Isto se deve ao final do processo de instalação das câmeras digitais do programa Vigia Mais MT, do governo do Estado, destinadas ao município.
Lançado no início de 2023 pelo governador Mauro Mendes, o programa contempla, inicialmente, 15 mil câmeras nos 141 municípios do Estado, com investimento de R$ 30 milhões. No processo, o governo do Estado oferece gratuitamente o equipamento, incluindo nobreak, switch e armários e os municípios arcam com os custos da instalação e manutenção dos equipamentos.
Com o projeto local concluído, Castanheira, a exemplo dos demais municípios do Estado, passa a estar no mesmo estágio de monitoramento que os países mais desenvolvidos, reforçando a segurança de forma extraordinária. As câmeras são inteligentes e conseguem identificar tudo, realizando ações como leitura da placa, o tipo, cor e característica de veículos e faz reconhecimento facial.
Os critérios para definição do número de câmeras destinadas a cada município levaram em conta a população, renda per capita e os índices criminais. Já os pontos de instalação foram definidos a partir de estudo e análises de dados criminais e planos de ações estratégicas feitos pelos órgãos de segurança pública.
Em Castanheira todas as entradas e saídas estão sendo monitoradas, além de locais estratégicos como instituições bancárias, escolas, regiões de grande concentração, abrangendo uma ampla área de alcance. Como disse uma autoridade governamental, o Vigia MT constrói uma muralha digital capaz de prevenir e intimidar práticas criminosas e reunir provas importantes no caso de práticas delituosas.