Ela é um dos destaques na região noroeste de uma das provas favoritas de quem frequenta festas de peão, feiras e eventos sertanejos que têm competição esportiva. A relevância de suas conquistas se torna maior por ser de uma cidade onde não existe pista adequada. Estamos falando de Ana Paula B. Vargens, da prova de Três Tambores e de Castanheira.
Dois primeiros lugares, na categoria iniciante e na categoria feminina, no Rancho AP, em Juína, coroam seus esforços em conseguir espaço num esporte que desde pequena a cativou. “Sempre admirei as provas de três tambores, assistia competições na TV e desejava participar”, conta Ana, filha do casal Nelson Tigre Vargens e Iraci, da Fazenda Gata Manhosa. A propósito, destaca o apoio dos pais e dos irmãos, Nelson Wagner e Gabriela, como importantes para seu comprometimento com o esporte.
Ana reivindica mais incentivo para a modalidade no município de Castanheira, lembrando seus benefícios, como o fortalecimento de vínculos entre as pessoas e animais e o seu aspecto terapêutico, além do benefício para a saúde física, uma vez que exige especialmente coordenação motora de quem pratica, algo que se conquista com muito esforço.
“Não temos um lugar próprio para realizamos os treinos de forma regular. Tentamos fazer alguns no Parque de Exposições, mas precisamos de uma pista própria para o esporte”, diz Ana. Destaca que em Castanheira o número de treinadores e participantes é mínimo, estando entre eles, além dela, Stella, Mirella, Fernandes (Beramar) e Jarbas Procópio. As principais categorias são a aberta, onde qualquer pessoa, de qualquer idade e sexo pode participar; feminina, com participação apenas das mulheres; kids, envolvendo faixas etárias de 6 a 18 anos e Puxadinho, para crianças menores.
A prova
Para ser bem sucedido nessa prova, o competidor deve contornar três tambores dispostos na arena formando um triângulo, com uma distância de cerca de 30 metros entre eles. Geralmente o primeiro tambor deve ser contornado com um giro de 360° da esquerda para a direita. Os dois últimos também deverão ser contornados em 360°, contudo, da direita para a esquerda.