Concebida, segundo versão oficial, para puxar o processo de povoamento da amazônia mato-grossense, a AR-1, em seus primórdios, está envolta em muitas histórias.
Um vídeo, enviado ao Castanheira News por familiares do vereador Rogério Graeff, pode gerar uma imersão no passado de muitos pioneiros de Castanheira e região.
Mostra os primórdios de implantação da rodovia AR-1, projetada para ligar Vilhena a Aripuanã, num tempo que a prefeitura daquele município, o único existente na chamada Amazônia mato-grossense, nem tinha sido construída.
Com narrativa objetiva e rica em detalhes, o material, uma reportagem de época, destaca personagens da política da época, crianças, índios e principalmente as máquinas rasgando a selva, então fechada, de onde surgiriam centenas de histórias sobre animais selvagens.
Um bom observador, apesar das imagens gastas pelo tempo, pode detectar na mata fechada, uma das árvores predominantes na região, a Castanheira, que daria nome ao município, não projetado no traçado inicial do projeto, que teve na CODEMAT uma importante referência.
O Site castanheirense tem como um dos projetos de agenda, contar toda a saga da AR-1, ouvindo vários personagens em todos os pontos de sua trajetória, a começar pelo município de Vilhena, em Rondônia.