Para os que não sabem diferenciar um café de qualidade na prateleira do supermercado.
Você sabe diferenciar um café de qualidade na prateleira do supermercado? Para muita gente, o café extraforte é o melhor. No entanto, está longe disso!
Embora seja bastante comum, esse tipo é "o pior café que existe", conforme afirma o nutricionista Thiago Sampaio (@thiagosampaionutricao). E você sabe por quê?
Se você costuma comprar o café extraforte acreditando que ele vai garantir mais energia, esqueça. Além de não oferecer mais energia, algumas substâncias ainda podem ser prejudiciais à sua saúde. Entenda!
Nutricionista aconselha evitar o café extraforte
"A realidade é que o café extraforte geralmente é feito com grãos de baixa qualidade", afirma o nutricionista. Ele acrescenta que os grãos são bem torrados até ficarem muito escuros.
O bom café, considerado de qualidade, não é preto: "Essa torra excessiva vai destruir os compostos benéficos do café e pode ainda criar substâncias prejudiciais, sem contar que ainda deixa o café com um sabor muito mais amargo."
Esse resultado é ainda pior, porque leva as pessoas a encherem o café de açúcar ou adoçante. "Quem se acostuma com um café bom de verdade, geralmente não coloca açúcar, não coloca adoçante", garante ele.
Quais são os cafés considerados de qualidade
De acordo com Thiago Sampaio, os melhores cafés são o tipo Especial e o café Gourmet.
"Preferencialmente em torra média, porque assim você preserva mais as substâncias benéficas que tem no café", ressalta o nutricionista.
Clarice Muniz no Site “Tudo Gostoso”