Faltam 9 dias para o fim do período de trocas partidárias para as eleições municipais. Em Castanheira o tom das conversas aumenta.
Em ano de eleições municipais, uma primeira data importante para as primeiras conversas oficiais sobre o tema “quais serão” os candidatos, se aproxima. Será no próximo dia 5 de abril, fim da chamada janela eleitoral, “aberta” no dia 7 de março.
Em Castanheira, muita “muvuca” como disse um cidadão, citado entre os que estão na linha de frente da criação do diretório do PL, mas ninguém confirma nada. E, como disse outro, ao Castanheira News, “muita conversa e nada de concreto, embora lá no fundo já esteja tudo certo".
Nem pré-candidato ao cargo máximo do pleito, a chefia do executivo, se apresentou, oficialmente, embora todos – é unanimidade – digam que o atual mandatário, Jakson de Oliveira Rios Júnior, inevitavelmente será candidato a reeleição. Para quem o conhece, certamente, se abordado, a resposta será: “o partido é que decide”. Mas, que partido? Segue a prosa....
Como em política as coisas mudam como nuvem no céu, é certo que o novo endereço de Juninho, como é conhecido o prefeito, deve ser o União Brasil, por sua afinidade com o governador Mauro Mendes, que tem rendido muitos benefícios para o município.
É possível dizer, também, que o partido de Mauro Mendes será o mais fortalecido no município. E o PSD, que já foi forte, por conta das conveniências habituais do jogo, seja esvaziado. Uma fonte, por exemplo, destaca que todos os vereadores do partido podem migrar para a legenda de Mauro.
Na base deste esvaziamento do PSD, estaria o fato de Carlos Fávaro, referência maior da legenda, ter aceito o convite do atual presidente da república para assumir a pasta da Agricultura e Pecuária. Num Estado de forte domínio bolsonarista, isto era previsível.
Nestes cenários de muitas incertezas, uma das poucas certezas é que outro partido que deve começar forte no município é o PL, que estaria em fase de estruturação, tendo em suas fileiras nomes como o jovem produtor cultural Wesley Borges e o artesão Wagner Fernando, o Aza. Quem é quem na legenda? De novo muita prosa e poucas certezas. Uma delas, é que o empresário Lenoir Maria está na linha de frente do processo.
E se há uma forte curiosidade dos que gostam do tema em relação a questões como “quem será”, no campo das pré candidaturas, além da expectativa de que todos os atuais vereadores sejam confirmados como pré candidatos, no campo do PL nomes tem sido citados. Um deles, Carlão do Sal.
Sobre Carlão, a pródiga mente popular até ensaia alguns bordões, facilitados pela partícula “ão”, boa pra rimas e outras graças. Ele, tem gostado da brincadeira, mas parece sério mesmo que deve ser confirmado como um dos pré candidatos a vereança. Ou não? Afinal, com tanta prosa em torno do seu nome vá que seja o oponente de Juninho? Claro, que é só brincadeira. Ou não?
Vivaldo S. Melo